Buracos no jardim: como evitar?

Não, seu cão não faz buracos por todo o seu jardim apenas para te irritar! Ele age assim, pois cachorros simplesmente adoram cavar buracos na terra ou areia! Este é um instinto natural deles que adotam o comportamento por diversas razões: para enterrar ossos ou objetos que apreciam, para “ajeitar” um local fresco onde para deitar, ou mesmo para aliviar o estresse. Mas, algumas vezes, cavar por aí pode se tornar um transtorno para o dono, que acaba vendo o lindo jardim, fruto de um caríssimo projeto paisagístico, simplesmente desaparecer... Mas, com algumas dicas simples, é possível controlar este comportamento e manter o jardim bonito e florido. Atividades, sempre! Um cão que não tem atividades regulares certamente irá procurar algo para fazer. E, muitas vezes, o jardim acaba sendo um verdadeiro oásis de coisas interessantes, sendo cavar buracos uma delas. Assim, proporcionar atividades ao peludo, seja através de passeios vigorosos ou oferecimento de brinquedos que entretém o cão (como uma garrafa pet furada, com ração dentro, que será liberada à medida que movimentada), são uma ótima pedida.
Local para o cão
Se existe algum lugar no jardim com vista privilegiada para as pessoas da casa ou da rua, certamente será neste local que o cão procurará se aconchegar, para poder observar tudo tranquilamente. Mas, se neste mesmo cantinho estiver uma planta, eis a próxima vítima: o lindo arbusto será sumariamente arrancado! Desta forma, deve-se cogitar mudar a disposição das plantas no jardim, pensando nesta hipótese, ou seja, separando para o cão um local onde ele poderá ficar bem à vontade.
Não o deixe enterrar!
Se o cão possui um aguçado instinto para enterrar ossos, comida ou brinquedos, pode-se evitar este comportamento amarrando-se os itens em locais altos, onde o cão consegue roer ou brincar, mas não consegue carregar o objeto. E o ato de amarrar em um lugar alto evita comportamentos possessivos e também acidentes, já que não haverá meios do cão se enrolar na corda.
Não estimular
Muitas vezes, dar bronca no cão algum tempo após ele ter cavado um enorme buraco, para em seguida arrumar a bagunça, ensinará ao amigo que isto chama a atenção das pessoas. Além disso, praticar jardinagem na frente do cão pode estimulá-lo a ficar curioso para cavoucar aquela terra toda, onde o dono estava se “divertindo” minutos antes... Assim, não valorizar estes locais na frente do cão (que aprende muitos comportamentos por imitação), pode ajudar a desestimulá-lo a tanto. E, como dito acima, mesmo uma bronca pode significar atenção para o cão.
Se nada adiantar...
Uma medida que pode parecer radical e até nojenta, mas que costuma ter efeitos surpreendentes: se o cão adora cavar, fazendo buracos e mais buracos pelo jardim, enterrar o cocô dele nestes lugares muito provavelmente fará com que ele pare com este hábito! Isto mesmo! A “brincadeira”, antes divertida e interessante, se tornará pegajosa e malcheirosa. E, assim, o jardim poderá ser mantido em ótimo estado, mesmo com o pet circulando por ali livremente!


Local dogs Hotel São Paulo
  • Image
  • Image
  • Image